QUE BLOG É ESSE?

Caro leitor(a), este blog não tem por objetividade ser um noticiário de acontecimentos ligados ao surf competitivo,ao surf como indústria, a mídia surfística, mas sim tem como principal objetivo ser um espaço aberto para discutir idéias mirabolantes ou não relacionadas ao mundo do surf e o surf no mundo. Emoções vividas, causas que atingem ao senso comum, polêmicas relacionadas ao assunto, todos estes serão expostos como simples esboço de uma idéia pertinente afim de se criar um diálogo.O blog funciona da seguinte forma: eu terei um compromisso com o blogonauta de todos os finais de semana mânte-lo atualizado, portanto a cada semana o blog contará com pelo menos um post atualizado.Assim funciona o nosso mundo e o surf, seja bem vindo e volte sempre!

sábado, 30 de maio de 2009

A "TELE-VISÃO" do brasileiro


É incrível o papel impressionante que aquela “caixa geradora de imagens” exerce sobre a mente da grande maioria das pessoas. Pessoas que necessitam de informações diariamente para que possam estar a par dos acontecimentos e fatos que os cerca e dos acontecimentos que formalizam aquele mundo exterior em que realmente só conhecem através da própria TV. Ao mesmo passo que essa pessoa necessita de informações, quer se divertir também, quer se entreter. Pois bem, como a grande maioria da população brasileira não tem seu lado intelectual plenamente desenvolvido a televisão passa a ser o principal núcleo gerador de informações onde ela buscará tudo que achar necessário para sua total satisfação momentânea das necessidades expostas acima. Se prevalecendo disso, a grande mídia, especialmente a televisiva, se torna o principal partido político no país. Por que? Simplesmente
porque a grande mídia não se interessa pela opinião massiva da sociedade, ela simplesmente consegue mascarar as informações de tal maneira que o telespectador ou o leitor acaba que acreditando em tudo que lhe é falado ou transmitido seja de qual forma for. É justamente pela falta de informação adicional, pela falta de educação do povo que a mídia atual consegue o papel de manipulação que tem hoje.
Como grandes empresas capitalistas que são as emissoras televisivas são apelativas para conseguirem o que querem e muitas vezes apelam para o sensacionalismo para poder garantir seu IBOPE, seu lucro e poder ser mais forte que a concorrente, grudando o telespectador em uma mesquinharia de informações muitas vezes banais e maquiadas, desviando a atenção do povo para o que realmente é importante. Sempre por trás de toda a mídia há interesses fortíssimos de grandes empresas que querem seus produtos divulgados, interesses políticos que querem que suas falcatruas sejam acobertadas e muito interesse da parte dos políticos também que querem que suas campanhas, seus mandatos sejam bem quistos e bem aceitos aos olhos do povo, custe a verdade que custar.
Um exemplo de banalidade na grande mídia hoje é o programa Big Brother Brasil da TV Globo, um programa que conseguiu recordes de audiência mostrando ao próprio Povo o cotidiano de alguns cidadãos brasileiros trancafiados em um casa, numa espécie de colônia de férias em que não fazem simplesmente nada a não ser exibir seus próprios egos diante de varias câmeras espalhadas durante 3 meses para poder ganhar o premio máximo de 1 milhão de reiais. Por que tanta audiência em cima de um programa deste? Porque o brasileiro vê ali o reflexo de seu cotidiano banal e seu ócio mental, que infelizmente é guiado pelo que a própria TV o mostra e ao mesmo tempo induz.
Em virtudes desses fatos aonde fica a opinião do Povo? Ela não fica em lugar algum porque sua opinião é formada desde cedo por aquela caixinha geradora de imagens que a atrai muito mais do que qualquer outra fonte de informação ou cultura. Infelizmente este é o quadro para a maioria da população de um País subdesenvolvido que não facilita os investimentos em educação para que seu povo possa se desenvolver plenamente, mas consegue facilitar ao máximo o crédito para aquele ser miserável comprar sua televisão a cores. E o ciclo se renova.

2 comentários:

Maurio Borges 31 de maio de 2009 às 05:26  

A Televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
Oi! Oi! Oi!
Agora todas coisas
Que eu penso
Me parecem iguais
Oi! Oi! Oi!...

O sorvete me deixou gripado
Pelo resto da vida
E agora toda noite
Quando deito
É boa noite, querida....

Oh! Cride, fala prá mãe
Que eu nunca li num livro
Que o espirro
Fosse um vírus sem cura
Vê se me entende
Pelo menas uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala prá mãe!...

A mãe diz prá eu fazer
Alguma coisa
Mas eu não faço nada
Oi! Oi! Oi!
A luz do sol me incomoda
Então deixa
A cortina fechada
Oi! Oi! Oi!

É que a televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais...

Oh! Cride, fala prá mãe
Que tudo que a antena captar
Meu coração captura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala prá mãe!...

A mãe diz prá eu fazer
Alguma coisa
Mas eu não faço nada
Oi! Oi! Oi!
A luz do sol me incomoda
Então deixa
A cortina fechada
Oi! Oi! Oi!...

É que a televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais...

E eu digo:
Oh! Cride, fala prá mãe
Que tudo que a antena captar
Meu coração captura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala prá mãe...

Hugo Castro 1 de junho de 2009 às 07:46  

É Máurio esses caras são os "dinossauros" do rock brasileiro, sem dúvidas, os bichos são PHoda.

Essa letra diz tudo e por conseguinte resume bem o meu post.. hehe valeu pelo drop aí no blog Máurio!

Titãs forever!

Postar um comentário

Seguidores

www.nossomundoeosurf.blogspot.com©

  ©Template by Dicas Blogger.