QUE BLOG É ESSE?

Caro leitor(a), este blog não tem por objetividade ser um noticiário de acontecimentos ligados ao surf competitivo,ao surf como indústria, a mídia surfística, mas sim tem como principal objetivo ser um espaço aberto para discutir idéias mirabolantes ou não relacionadas ao mundo do surf e o surf no mundo. Emoções vividas, causas que atingem ao senso comum, polêmicas relacionadas ao assunto, todos estes serão expostos como simples esboço de uma idéia pertinente afim de se criar um diálogo.O blog funciona da seguinte forma: eu terei um compromisso com o blogonauta de todos os finais de semana mânte-lo atualizado, portanto a cada semana o blog contará com pelo menos um post atualizado.Assim funciona o nosso mundo e o surf, seja bem vindo e volte sempre!

domingo, 17 de maio de 2009

Tainha no mar surfista na areia?


Esse foi o primeiro final de semana do ano na época oficial do período da pesca da tainha em nossas praias, muitas já estão fechadas desde o dia 15, outras que fiquei sabendo começaram neste final de semana e outras ainda, começaram antes da data “oficial” de início, datada em 15/05 de cada ano. O mesmo velho conflito, pescador x surfista voltou à tona com força total com o ocorrido na última semana na Guarda do Embaú, onde um surfista diz ter sido agredido por pescadores quando estava saindo do mar, chegou até a sair na mídia do grupo RBS no jornal do Almoço.

O assunto rende “pano pra manga” e deixo vocês com quem entende bem da polêmica e já está com a mão na massa tratando do assunto e buscando informações para nós.

Vá lá no Blog do Máurio: http://www.maurioborges.blogspot.com/, tem alguns posts a respeito com destaque para o último post entitulado: “ Em busca de uma solução”, parece que a partir de agora as coisas se encaminharão de uma maneira mais civilizada!

8 comentários:

Maurio Borges 18 de maio de 2009 às 05:53  

Hugo, achei bacana a nova página. Ficou bem atual. Agora é queimar os neurônios com bons textos. Boa sorte e obrigado pela referência no post sobre a pesca da Tainha. Temos que nos mobilizar. Boa sorte! Abração.

Surf4ever 18 de maio de 2009 às 14:45  

Daí Hugo, valeu por mais um drop por lá e parabéns pelo novo layout do blog, ficou show!
Como escreveu o Maurio, agora é só mandar bala nas postagens.
Abraço!
Gustavo

Hugo Castro 18 de maio de 2009 às 17:09  

Valeu Máurio e Gustavo, vcs são referência para mim.

Grande abraço.

Otelino 19 de maio de 2009 às 04:37  

Sempre questionei a pesca da Tainha, por achar uma pesca predatória. Contudo, minha opinião é restrita a mim e não quero convencer ninguém a respeito. Mas acredito que deveriam ser estabelecidos mais locais para a galera do surf cair na água. De outra forma, nesse final de semana, pude apreciar o mar de outra forma, sentado no costão fiquei a observar o oceano. Aquelas linhas abrindo em perfeita "maestria" sem nenhum "surfer" sem nenhum pescador, parecia algo sagrado, intocável. Acho que nesse período vale a reflexão de como o mar e seus recursos é importante para nós, sejamos surfistas, pescadores ou apenas amantes da natureza.

Hugo Castro 19 de maio de 2009 às 07:01  

Legal seu ponto de vista Téo, concordo com vc também, deveriam ser liberados pelo menos alguns locais na praia para a galera surfar. Eu já defendo que tem que haver um estudo detalhado realmente provando que o surfista realmente espanta o peixe e que atrapalha o cerco da tainha.

Tb concordo com vc que esse período pode ser visto por nós como um período de reflexão sobre esse mundão azul que tanto amamos.

Valeu pelo drop ae no blog Téo, volte sempre!

Renato 19 de maio de 2009 às 07:29  

Cara, esse é um lance complicado mesmo... Nunca tive problemas com pescadores (ainda bem!! hehe)Mas muitos companheiros, principalmente a galera experiente, sofre com esse período.. O complicado é que as autoridades nao tentam resolver de uma vez por todas, fazendo esse estudo que foi citado ali no comentário acima, por exemplo... Outra coisa que lamento é que a pesca também prejudica bastante os surfistas, mas parece que a coisa fica embaixo de lençóis, esse é um debate pra outro post, quem sabe.. mas esses tempos teve mais um caso de um surfista que morreu afogado por ficar preso em um cabo de rede de pesca (o fato aconteceu no RS)...

É uma pena, mas acho que isso ainda vai render muito pano pra manga...

Cara, parabéns pelo novo layout! Tá muito legal!

Só uma dica ali na caixinha de votação, troca a cor das letras, elas estão pretas como o fundo...

Grande abraço!

Hugo Castro 20 de maio de 2009 às 06:47  

Que bom que vc gostou do novo layout Renato, to vendo que a galera ta aprovando ele. Fico feliz.

Cara esse problema das redes de pesca no Rio grande do Sul é um absurdo muito maior que o nosso aqui da época da tainha, mas por lá mobilizações e medidas judiciais já estão sendo tomadas. Tomara que consigam um consenso por lá o mais breve possível sem que mais vidas sejam ceifadas.

Aqui temos que aguardar tb, pois como ta lá no Blog do Máurio, novidades vão vir.

Valeu pleo toque ae referente a enquete, já tinha percebido, só não tinha consiguido arrumar ainda. hahah.

Valeu, abração!

Barba 21 de maio de 2009 às 10:47  

Já havia lido seu blog sim cara. Bem legal, diversificado. Espero que continuemos em crescimento. Acompanhe lá que eu sempre estou por aqui.

falothau

mundosalgado.blogspot.com

Barba

Postar um comentário

Seguidores

www.nossomundoeosurf.blogspot.com©

  ©Template by Dicas Blogger.