QUE BLOG É ESSE?

Caro leitor(a), este blog não tem por objetividade ser um noticiário de acontecimentos ligados ao surf competitivo,ao surf como indústria, a mídia surfística, mas sim tem como principal objetivo ser um espaço aberto para discutir idéias mirabolantes ou não relacionadas ao mundo do surf e o surf no mundo. Emoções vividas, causas que atingem ao senso comum, polêmicas relacionadas ao assunto, todos estes serão expostos como simples esboço de uma idéia pertinente afim de se criar um diálogo.O blog funciona da seguinte forma: eu terei um compromisso com o blogonauta de todos os finais de semana mânte-lo atualizado, portanto a cada semana o blog contará com pelo menos um post atualizado.Assim funciona o nosso mundo e o surf, seja bem vindo e volte sempre!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Revolução que nos cabe

Como podemos mudar alguma coisa?


A questão na verdade é que o problema de Florianópolis é o problema do Brasil que por conseguinte é o problema mundial. O buraco é muito mais em baixo. O problema do mundo é estrutural. É preciso mudar a estrutura do mundo, o sistema que é de exclusão de muitos e inclusão de poucos. Mas todas as idéias boas que surgem são "socialistas" demais e infelizmente hoje o mundo não tem nada de social. Incrivelmente tornaram o bem social comum a todos como algo utópico. As pessoas estão cada vez mais egoístas e gananciosas, orgulhosas e insatisfeitas com tudo, infelizes. O sonho mundial e a tônica de todos é correr atrás do tempo para juntar pedaços de papel que nós mesmos demos demasiado valor. Os sentimentos, o amor ao próximo, o "feeling" da vida está cada vez mais deixado de lado, está cada vez mais sumido de nossas expressões, dos nossos rostos que hoje estampam lábios secos e retos, em nossas pernas que andam num passo cada vez mais frenético no meio do calçadão cercado da multidão que não se comunica entre si. Falo nós quando me refiro a massiva maioria. Essa é a realidade. E por quê não se muda isso? A resposta é muito simples: porque não há interesse. Há interesses globais e capitalistas dos dominantes para que a situação continue como está. A globalização atual que atinge a "todos", que te faz saber o que está acontecendo do outro lado do mundo nesse mesmo instante, é a mesma que não informa. É a mesma que deturpa a informação. A grande maioria é desinformada por isso não existe uma consciência global. A globalização ou a mundialização, como queiram foi idealizada disfarçadamente como algo que pudesse unir os povos. Em tese em algumas ocasiões isso pode ser sim bem verdade, mas na sua intuição plena ela é totalmente enganadora e incoerente. Hoje serve muito mais para confundir do que para clarear. É essa metralhadora de informações que na verdade não nos informam nada que as pessoas acreditam e infelizmente são essas informações que circulam livremente por interesse de alguns que dominam.

Há realmente uma solução?

Sim, com certeza há! Mas a curto prazo só podemos remediar a doença mundial votando em políticos bem intencionados e no caso de não haver políticos bem intencionados o voto nulo também é uma boa opção. Talvez daqui uns 500 anos, talvez mil, sei lá, mas daqui a muito tempo as coisas realmente estejam num patamar mais elevado e com certeza esse período em que vivemos será lembrado na história como um período negro, assim como as guerras mundias hoje são lembradas, a ditadura, a idade média dominada pelo cristianismo e assim por diante...O que podemos fazer por agora é mudar nossas vidas. Não podemos querer mudar o mundo ou mesmo melhorá-lo se não nos esforçamos para mudar nossas vidas para melhor e das pessoas que amamos e que estão mais próximas de nós. Ações localizadas em prol de algum senso comum, este é o início da Revolução!

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

www.nossomundoeosurf.blogspot.com©

  ©Template by Dicas Blogger.