QUE BLOG É ESSE?

Caro leitor(a), este blog não tem por objetividade ser um noticiário de acontecimentos ligados ao surf competitivo,ao surf como indústria, a mídia surfística, mas sim tem como principal objetivo ser um espaço aberto para discutir idéias mirabolantes ou não relacionadas ao mundo do surf e o surf no mundo. Emoções vividas, causas que atingem ao senso comum, polêmicas relacionadas ao assunto, todos estes serão expostos como simples esboço de uma idéia pertinente afim de se criar um diálogo.O blog funciona da seguinte forma: eu terei um compromisso com o blogonauta de todos os finais de semana mânte-lo atualizado, portanto a cada semana o blog contará com pelo menos um post atualizado.Assim funciona o nosso mundo e o surf, seja bem vindo e volte sempre!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Música eletrônica no surf???

Há uma certa revolução nos filmes atuais de surf... não há como negar que hoje os filmes de surf estão melhores, com melhores imagens, melhores ângulos e etc. obviamente isso já era previsto pois a tecnologia evoluiu e evolui de uma maneira muito rápida, com isso as coisas mudam também. Na maioria das vezes ganham em qualidade.

O mais interessante ao analisarmos os filmes de surf atuais, como parte de uma revolução e também de uma nova tendência é você reparar nas trilhas sonoras destes filmes. Cerca de uma década atrás as músicas que mais brilhavam nos filmes de Taylor Steele, (talvez esse seja o Seteven Spielberg dos filmes de surf ) eram sem sombra de dúvidas o hardcore. No começo era muito barulho, ninguém curtia muito não... depois de assistir algumas centenas de vezes sessões clássicas como a de Kelly no focus embalado pelo som de Pennywise, não havia como você não curtir o hardcore. Hoje vemos nos filmes de surf cada vez menos hardcores e cada vez mais músicas eletrônicas, há quem considere que essas músicas não têm muito a ver com o surf... logo no início quando começaram a aparecer os primeiros filmes de surf com uma trilha mais eletrônica também pensei o mesmo, mas com o tempo reparei que existe uma gama de variedades de música eletrônica e ela não se resume ao famoso batistaca que muitos saudosistas dizem se tratar.

Admito que eu era um desses que pensava que música eletrônica era tudo a mesma coisa, batistaca. Hoje já vejo de uma maneira diferente... depois de assistir alguns filmes novos, como Stranger Than Fiction, Days of the Strange, FoQueiu!, Young Guns 3, Trilogy, entre outros mais recentes, comecei a me empolgar com esses sons (eletrônico) assim como me empolgava com o hardcore, e realmente são músicas que dão uma pilha, tem uma batida boa, um balanço e dão vontade de dançar, surfar, e curtir uma balada...
O gênero que mais se ouve hoje nos filmes atuais de surf é o Electro Rock, é esse eletrônico que mistura batidas frenéticas e uma pitada de rock. Depois de torcer o nariz, aprovei!

Aqui segue um víedo do Digitalism um dueto alemão, eles são um dos mais conceituados nesse gênero de electro rock da atualidade. Digitalism aparece constantemente nas trilhas dos novos filmes. Eles fazem um bom som, vale a pena ouvir na boa. Abaixo um outro link com um cd deles para baixar. Vale a pena, os caras mandam bem e existe sim qualidade no som eletrônico, bote fé e ouça sem preconceito!




http://www.4shared.com/file/39890296/908bea4b/01_-_2007_-_Digitalism_-_Idealism__Up-By-Mark_.html?s=1

4 comentários:

Fábio Siebert 27 de agosto de 2009 às 08:54  

continuo torcendo o nariz...não adianta...hehe
tenho preferido trilhas como do sprout, the present, brokedown melody...todas com rock/jazz/pop mais leves...

Hugo Castro 27 de agosto de 2009 às 12:33  

Olá Fábio,

também gosto muito das trilhas dos filmes que você citou acima, e as ouço bastante. Respeito sua opinião, tem muitos iguais a você que também não gostam, e continuarão torcedno o nariz, afinal gosto é gosto. Só que essas músicas fazem parte de uma nova têndencia, mas só botei aí como mais uma dica de som do surf na atualidade. Definir o que é o surf music hoje é complicado... hehehe

Abraços.

rb surfboards 14 de setembro de 2009 às 11:56  

bem legal o blog cara, acompanharemos sempre agora....

vite-nos:

www.rbsurfboards.blogspot.com

zanella 4 de outubro de 2009 às 21:29  

E ai galera... Meu nome é Antonio Zanella, sou produtor do vídeo do Figue... Sei que vou ser um pouco demorado porque to no aeroporto esperando meu voo de volta pra casa (Floripa) mas vale a leitura... Primeiro vale explicar pq estou no aeroporto já que envolve o assunto... Acabo de chegar de socorro (interior paulista) onde concorria no festival de filmes de aventura e turismo (www.aventura.com.br). Lá concorri com gente do Brasil inteiro, incluindo o filme do Brasil 1 do Torben Grael, corridas de aventuras, etc. Já que o Figue está no Peru surfando fui para representá-lo e jamais esperaria sequer ser selecionado. Saio de lá emocionado e choro novamente ao escrever para vocês que acabamos ganhando como Melhor Roteiro e fomos p/ final do Melhor Filme. Enfim, um trabalho de conclusão de curso que tinha apenas o objetivo de passar uma mensagem de vida está hoje Brasil afora concorrendo e emocionando muita gente. Bom... Vale a pena contar como e porque produzi este documentário. Nasci com 4% da visão esquerda e após recuperá-la com algumas cirurgias passei a admirar ainda mais os deficientes visuais e o surf sempre foi minha vida. Assim, achei uma maneira de unir os dois no meu trabalho de conclusão de curso, mostrar que o surf com seu preconceito estúpido de uma sociedade cabeça pequena traz histórias de exemplo de vida. Conheci o Figue por acaso, quando meu irmão surfava em Balnéario Camboriú e encontrou-o. Hoje, somos da mesma família e cada segundo junto é um empurrãozinho na vida. Fiz tudo sozinho, da construção da pesquisa, roteiro, edição, gravação até bater de porta em porta em busca de alguma verba para andar de carro com o equipamento (mais de 37 vezes caminho Floripa - Balneário). É claro que quando fazemos algo que goste o tempo voa e você se envolve de uma maneira inexplicável. O triste é dizer que mesmo após este trabalho estou desempregado e - ainda - em busca de apoio para divulgar e exibir o documentário. Sei que vocês devem estar de saco cheio do meu texto mas é só para dizer quem eu sou e dizer o quanto vocês me deixaram feliz com os comentários e visitas. Estou emocionado em saber que o objetivo está sendo feito: passar a mensagem adiante e ao levantar da cama dizer: vamos viver!
Quem quiser mais informações: zanella1306@hotmail.com / 48 84046113.
Estou a disposição para distribuição, críticas e sugestões.
Abs de um leitor emocionado.

Postar um comentário

Seguidores

www.nossomundoeosurf.blogspot.com©

  ©Template by Dicas Blogger.