E esse marzão sempre nos surpreendendo...
Nesse último domingo 19/07/09, estive na praia do Rosa, tinha passado o final de semana em Paulo Lopes e esperava pegar umas ondas boas pelo menos no domingo, como indicava a previsão. Resolvemos “tocar” para a praia do Rosa na metade daquela manhã, já meio desanimados na verdade, pois a previsão do swell não havia se confirmado, no boletim o Rochinha informava que o mar estava praticamente igual ao de sábado, ou seja meio metro sofrido com vento sul. De qualquer forma lá íamos nós, pois no sábado também não havia surfado, estava realmente na instiga e por mais que o boletim não nos animasse muito, ter feito uma barca para o sul do estado sem ter surfado sequer um dia seria realmente melancólico. Pegado a estrada sentido Rosa Sul, só nos restava ao menos torcer para que encontrássemos uma marola com formação boa.
Nossa primeira impressão foi exatamente essa da foto abaixo:
foto: Lucas H.
Tinha uma valinha até, entramos logo na água que por sorte não estava tão crowdeada como pensávamos antes, talvez fosse pelo mau tempo que fez durante a manhã e que só foi melhorar quando chegamos na praia. A valinha tava divertida até, e começou a ficar melhor ainda porque as séries de meio metro ficaram cada vez mais constantes até que num intervalo de meia hora dentro dágua algumas séries de meio metrão começaram a das as caras meio tímidas. A coisa começou a ficar boa, a tradicional formação boa da vala do Rosa, rampona mas abrindo até o talo, ficou ainda melhor quando o vento sul deu uma guinada para sudoeste e ficou um pouco mais fraco. Terral total! Isso já devia ser umas 11 e pouco da manhã, tínhamos entrado no mar por volta das 10:30h. De repente, assim mesmo sem mais nem menos, uma série de 1 metro despontou lá fora pegando todos de surpresa, uma boa onda, mas ninguém conseguiu pegar, atrás dessa viria ainda mais uma. O mar começava subir consideravelmente e rapidamente, para surpresa geral! Já surfo há alguns anos e essa foi a primeira vez que vi o mar subir tão rapidamente num curto intervalo de tempo! Em menos de 1 hora passou de meio metrinho para 1m na série e ainda tinha mais, por vota do meio dia, algumas séries de 1 metrão começavam dar as caras, que irado! Um espetáculo do nosso oceano, estava ali presenciando toda a transformação do mar, e de uma maneira muito rápida!
Enfim quando saímos da água, o mar ainda continuava subindo, era já por volta das 14:15h por aí, e a foto que tiramos dali de cima do estacionamento foi essa:
Séries de 1,5m com paredes super manobráveis eram constantes naquele mesmo dia no Rosa Sul em que poucas horas antes surfávamos meio metrinho!
Ta certo que a previsão para esse último domingo era do mar subir mesmo, mas eu já esperava que ele acordasse pelo menos com um certo tamanho e realmente não esperava que ele fosse reagir tão rápido durante o dia. Espetáculo da natureza!
1 comentários:
Olá Hugo,
Conforme sua solicitação, seu blog foi incluído no Surfando os Blogs, que é o local mais prático para conferir uma lista sempre atualizada (automaticamente, pelo RSS/Feed) das postagens mais recentes de Blogs de Surf escritos na língua portuguesa.
Caso queira retribuir o link em seu blog, ficaremos muito agradecidos.
Saudações,
Equipe do Surfando os Blogs
http://surfandosblogs.blogspot.com/
Postar um comentário